sábado, 24 de abril de 2010

COOPERATIVA BRASIL CERRADO

Surge um novo canal de comercialização para os criadores de codornas e de aves alternativas do DF

Fundada em 26 de maio de 2006, a Cooperativa Brasil Cerrado tem por objetivo a comercialização de produtos agropecuários, artesanato, beneficiamento, transformação e comercialização de bens e produtos oriundos da produção local e da região do Gama.

Seu histórico vem do sonho de produtores e mulheres rurais em ter um local para reuniões, confecção de produtos artesanais com participação do processo de comercialização destes produtos e ampliação de suas rendas familiares. Foi constituída inicialmente por 40 associados/artesãos.
Em junho de 2008, com o intuído de agregar mais agricultores, diversificar sua atuação e resgatar a criação de codornas, que era a atividade agropecuária de maior destaque na região principalmente no Núcleo Rural Casa Grande, foi criado o departamento de Coturnicultura, com a admissão de dez criadores. A partir daí a cooperativa começou a dar ênfase ao novo segmento. Com o apoio da Emater/DF, elaborou estudo de mercado sobre o consumo de ovos in natura, conserva e carne de codorna no DF. Promoveu palestras sobre cooperativismo e participou do congresso internacional relacionado à atividade. Construiu um galpão-escola para o treinamento dos cooperados na criação e manejo de codornas. Adquiriu equipamentos para sangria e abate das aves. Fechou parcerias com granjas do estado de São Paulo, para a aquisição de codornas de um dia para corte, com melhor rendimento de carcaça; e também parcerias com fábricas de ração e abatedouros legalizados para abate, embalagem, rotulagem e armazenagem do produto.
Atualmente 42 cooperados atuam no segmento da coturnicultura. O sistema de produção adotado permite que cada associado possa participar de forma individual ou coletiva dos grupos de produção, dependendo da sua vontade ou de sua disponibilidade financeira.
A Cooperativa Brasil Cerrado já comercializa a CARNE DE CODORNA nos principais bares e restaurantes do Gama, Núcleo Bandeirante e Santa Maria. E vem se estruturando para também atuar na produção de carne de outras aves alternativas (galinha d‘angola, pato, marreco, galinha caipira e outros), bem como no ramo de ovos de codorna in natura, descascados e em conserva.




DIRETORIA ATUAL:
Presidente: José Lúcio Soares Pereira
Diretor Administrativo: Joaquim Laerte Alves Florindo
Diretor Financeiro : Ranulfo de Souza Leite
Diretor Técnico: José Gonçalves do Nascimento

End.: Recanto da Palmeiras, Quadra 02, Chácara 12, Núcleo Rural Ponte Alta Norte/Casa Grande-Gama/DF - Caixa Postal nº 5822 - CEP: 72460-970

Nenhum comentário:

Postar um comentário