sábado, 24 de abril de 2010

Julgamento da raça Mangalarga na XVII Exposição Agropecuária de Brasília 2010

O Núcleo dos Criadores de Cavalo Mangalarga de Brasília e Entorno, presidido por José Junior Dias de Araújo, realizou, no dia 17 de abril, na XVII Exposição Agropecuária de Brasília, Granja do Torto, o Julgamento do Cavalo Mangalarga. Criadores de Brasília, Goiás e de São Paulo participaram do evento em que foram julgados 80 animais.

A história conta que na primeira década do século passado, no sul de Minas Gerais, uma população equina tornou-se famosa. O CAVALO MANGA-LARGA criado pela família Junqueira, pioneiros nessa criação. Posteriormente, membros da família mudaram-se para São Paulo e levaram com eles, suas montarias. A famosa raça de equinos logo contagiou os paulistas, que adotaram e a disseminaram por toda região de São Paulo e estados vizinhos.

O início da seleção da Raça Man-galarga deu-se em 1812 na fazenda Campo Alegre, em Baependi, hoje município de Cruzília, onde o Barão de Alfenas instalou-se. Consta, ainda que nesta data, teria o Barão recebido de presente do Princípe Regente D.João VI um cavalo Álter, que passou a usar como garanhão em suas éguas. Os animais oriundos destes acasalamentos se constituíram nos formadores da raça.

A Raça nacional Mangalarga tem como formador principal o cavalo Álter de Portugal, entretanto no início deste século, muitos criadores introduziram, esporadicamente, no Mangalarga, as raças Árabe, Anglo Árabe, Puro Sangue Inglês e American Sadle Horse. Em 1928,o zootécnisita Paulo de Lima Corrêa, através de um profundo estudo lançou as bases da caracterização do cavalo Mangalarga. Entusiasmados com a dedicação do técnico, dois criadores paulistas, Dr. Celso Torquato Junqueira e Renato Junqueira Neto, reuniram um grupo de criadores com a finalidade de definirem os critérios a serem usados na sua seleção. Esta comissão elaborou o anteprojeto dos estatutos para a fundação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga. Em setembro de 1934, em São Paulo, instalou-se a Assembléia especialmente convocada com o fim de se fundar o Registro Genealógico do CAVALO MANGALARGA.

O Brasil dispõe de um número elevado de cavalos de alto valor zootécnico, que em nada perde para outras raças estrangeiras. Porém, o cruzamento com raças exóticas, hoje é visto como um grande risco para a qualidade adquirida em mais de cem anos de seleção de marcha trotada, resistência e rusticidade.

Em Brasília, o Núcleo dos Criadores de Cavalo Mangalarga promove eventos com exploração de áreas como: Corumbá IV, em Luizânia-GO; Itiquira, em Formosa-GO; e pontos turísticos de Brasília. Por sua resistência, docilidade e nobreza de caráter, o Mangalarga é um animal próprio para passeios, cavalgadas e práticas esportivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário