sexta-feira, 25 de junho de 2010

Projeto interministerial reúne cerca de 45 pessoas em oficina piloto, em Unaí-MG

Agricultura Familiar


A Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, por meio de seu Departamento de Educação Ambiental, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, reuniram cerca de 45 pessoas, entre agricultores familiares e suas instâncias de representação, membros de órgãos governamentais e da sociedade civil com atuação no Território Rural das Águas Emendadas e integrantes do Colegiado deste Território Rural.

A Oficina, que aconteceu no Hotel Fazenda Curva do Rio, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, em Unaí/MG, é o resultado da parceria entre os dois ministérios visando o processo de construção da proposta do Programa Nacional de Educação Ambiental e Agricultura Familiar.

O objetivo do evento foi executar, em caráter experimental, uma metodologia de formação em Educação Ambiental no contexto da Agricultura Familiar, que possibilite sua rápida multiplicação, e capacitar os conselheiros dos territórios e demais participantes, tendo como referência a Educação Ambiental e o Desenvolvimento Rural Sustentável.  Tal metodologia deverá  ser adotada pelo Programa Nacional de Educação Ambiental e Agricultura Familiar, que se pretende implantar a partir de 2011.

Ainda em 2010, duas outras oficinas piloto serão realizadas em diferentes territórios rurais. Aprimorada a proposta, esta será apresentada à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para buscar a inserção da temática no Plano Plurianual 2011- 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário