quarta-feira, 26 de maio de 2010

Unidos pelo mesmo sonho

Agricultura Familiar


Até chegar aqui Antonio Olímpio percorreu um longo caminho de acertos e erros. Há onze anos iniciou na produção de cultivo protegido e em momento de empolgação, como ele mesmo conta, da noite para o dia sofreu um prejuizo de mais de 50 mil reais só com a produção de tomates. Foi o começo do desacerto. Sozinho, não conseguiu segurar as perdas na produção e chegou ao fundo. Mas eis que o poder família é o bem maior que Deus nos deu e há três anos José e Manoel se juntaram ao irmão para fortalecer o grito de guerra: “Vamos produzir!”.

Com contrato de cinco anos renovável por mais cinco, arrendaram uma chácara de 46 hectares. Na época não havia energia elétrica na propriedade e graças à uma vizinha, que lhes cedeu energia de 110 wolts, deram início à pequena produção de hortaliças folhagens em área de meio hectare irrigado. E logo vieram os dissabores com o furto do microtrator Tobata e dos canos do sistema de irrigação. Mas os irmãos estavam juntos e não desanimaram. Com duas nascentes na chácara a produção só foi crescendo e passaram a cultivar, também, pimenta-de-cheiro, quiabo, maxixe, além das folhagens em geral. Hoje contam com uma área de quatorze hectares irrigados, “É água que nasce aqui. Pura e limpa!”, enfatiza José.

Entusiasmados, contam de suas últimas aquisições: um trator usado, que segundo José, reduzirá em 70% a mão-de-obra e uma camionete baú para as entregas que são feitas por Manoel Olímpio. “É tudo investimento próprio, não tem ajuda de governo, de banco ou de qualquer programa. Vendemos bens da família para investirmos na propriedade.” conta Antonio.

A propriedade gera doze empregos diretos e mesmo com a aquisição do trator, os irmãos não pensam em demissões, “Muito pelo contrário! Com o trator o cultivo tende a crescer e os funcionários atuarão no aumento da produção, tanto de plantio quanto no beneficiamento das hortaliças”, diz Antonio. Outras transformações são visíveis como o investimento no paiol de beneficiamento das hortaliças, “Estamos fazendo tudo de acordo com as normas técnicas exigidas pela Saúde. Com o registro teremos condições de ampliar nossas entregas, que hoje conta com pontos fixos no Gama, Santa Maria, Pedregal, Valparaíso e Ipê.”, explica Antonio.

Os irmãos Antonio, José e Manoel Olímpio compõem o retrato da Agricultura Familiar: muito trabalho, pouco incentivo, luta de sol a sol mas, motivados pela felicidade de permanecerem juntos, sempre família, lutando pelos mesmos sonhos e objetivos.

Isso é Bão Também!

CONTATOS:
- Antonio Olímpio - (61) 9103-1808
- José Olímpio - (61) 9688-9386

Nenhum comentário:

Postar um comentário